terça-feira, 10 de julho de 2007

JAGUARÃO É ASSIM

Localização da Cidade Heróica: Jaguarão está situado na parte mais meridional do Brasil, na rota do Mercosul, é a menor distância entre Porto Alegre e Montevidéo.
Distância em km: Porto Alegre 380km; Pelotas 140km; Rio Grande 320km; Bagé 320km.
Para o Uruguai: Montevidéo 380km; Treinta y Tres 120km; Melo 86km.
Os Principais bairros de Jaguarão são: Kennedy; Pindorama; Minervina Corrêa; Maier; Carvalho; Vencato; Indianópolis; Bela Vista.
Além destes, temos as Vilas Germano, Marçal, Lucas, Branca, Sampaio, Patacão, Prenda, Martins e Dias.
Distritos de Jaguarão: A zona rural de Jaguarão está dividida em quatro partes, chamadas subdistritos.
Os subdistritos de Jaguarão são os seguintes:
NOME / DISTÂNCIA DA SEDE
1º Subdistrito / Jaguarão / 05km
2º Subdistrito / Juncal / 12km
3º Subdistrito / João Basílio / 36km
4º Subdistrito / Telho / 12km
Fontes: - Jaguarão é assim – 3ª Série / 1988; - Folder de Jaguarão – Prefeitura Municipal de Jaguarão Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura; Jaguarão – A História que queremos preservar / 2003 Coletânea de dados históricos, geográficos e culturais de Jaguarão, publicada pela Casa de Cultura em Nov/2003.

CURIOSIDADES
A dívida que virou ponte
A histórica Ponte Mauá, que liga Jaguarão à cidade uruguaia de Rio Branco, não custou um centavo aos cofres do Império. A obra ficou como pagamento por uma dívida assumida no século passado. Naquele tempo, o General Argentino Juan Manuel de Rosas ameaçava a liberdade do recém emancipado Uruguai. Para auxiliar o país amigo, vários empréstimos foram concedidos por D. Pedro II. O Uruguai salvou-se mas, em compensação, devia 5 milhões de pesos, em 1919. Para acertar as contas, as duas nações fecharam o “Tratado da Dívida”. Após três anos de obras, em 30 de dezembro de 1930, a dívida virou ponte.
A palavra “serrito” aparece em textos que falam da origem de Jaguarão, grafada com “s”. Hoje, escreve-se cerrito com “c”.
Jaguarão foi a 12ª cidade gaúcha a ter luz elétrica, fornecida por uma
Usina Termelétrica, instalada a partir de 1901, cujos motores vieram da França em pequenas embarcações , abastecendo a comunidade jaguarense até o ano de 1956. O prédio onde foi instalada a usina localiza-se próximo ao rio Jaguarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário