terça-feira, 10 de julho de 2007

PADROEIRO DE JAGUARÃO

Nossa cidade nasceu sob a invocação do Espírito Santo. Pela Resolução régia de 31 de Janeiro de 1812, D. João, Príncipe Regente, criou a Freguesia do “Espírito Santo do Serrito de Jaguarão”.
São raras as cidades que têm o Espírito Santo como seu padroeiro, devemos pois, nos orgulhar em sermos afilhados da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o mais profundo mistério da vida íntima de Deus.
A cristandade comemora, cinqüenta dias após a Páscoa, a festa de Pentecostes que nada mais é do que a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. É, sem dúvida, uma festa litúrgica de agradecimento. Coincide com o fim da colheita e como tal, nós jaguarenses, devemos agradecer por vivermos numa cidade como a nossa e jamais devemos nos esquecer que o Padroeiro de Jaguarão é o Espírito Santo.
Fonte: Jaguarão – A História que queremos preservar / 2003 Coletânea de dados históricos, geográficos e culturais de Jaguarão puplicada pela Casa de Cultura em Nov/2003

2 comentários:

  1. nasci em jaguarão e fui criada no estado do ce,fico muito feliz em saber q temos um site com tantas informação e cultura sobre a minha cidade.Ao longo dos anos perdemos nossas raizes quando somos criados fora de nossa culrura.obrigada por me lembrarem de onde eu vim.cidade linda emaravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo história, como e rica em história da cidade de Jaguarão.A minha família não e da cidade pois a minha mãe e do Rio de Janeiro e meu pai de Ijúi e eu e meu irmão somos de Porto Alegre mas já aprende-mos a amar esta Terra como se fossemos nossa bela e querida Terrra Jaguarense. Pois chegamos aqui em 1978 e tenho orgulho de dizer que a minha mãe fez um pouco parte da história de Jaguarão pois ela trabalhava na Caixa Economica ela atendeu muitas pessoas nos guiches da CEF o nome e Sueli Salgado.

    ResponderExcluir